segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Doença sexualmente transmissível (Dst)

E.E Adventor Divino de Almeida
Campo Grande,24 de Outubro de 2011
Aluno(a):Sabrina Carla n°38
Professor(a):Maria Carolina serie:1°A
Biologia




                  Doenças sexualmente transmissivel (DST)   

Doenças sexualmente transmissíveis (ou DST) ou Infecção sexualmente transmissível são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.

Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Algumas DST's são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas corretamente. Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual ativa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.
Cartaz americano de propaganda direcionada aos soldados e marinheiros da II Guerra Mundial, alertando contra o risco das DST's.Certas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves como infertilidade, infecções neonatais, malformações congênitas, e aborto (no caso de gestantes), câncer e até a morte.
Alguns grupos, especialmente religiosos, afirmam que a castidade, a abstinência sexual e a fidelidade poderiam bastar para evitar a disseminação de tais doenças.
Existem pesquisas afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não-fiéis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro(a), que pode contrair a doença em relações extra-conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
O ramo da medicina que estuda as DST é denominado no Brasil "Deessetologia". No passado, essa especialidade era conhecida como venereologia, termo em desuso pois carrega em si muito preconceito, uma vez que no passado era sinônimo de atividade sexual com prostitutas.

   Sífilis

Sífilis é uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum que evolui lentamente em três estágios, caracterizada por lesões da pele e mucosas. Pode ser transmitida por contato sexual, configurando-se assim como uma DST, e mais raramente por contaminação feto-placentária. O Treponema pallidum é uma bactéria com forma de espiral (em média dá 10 a 126 voltas) e tem cerca de 54 micrómetros de comprimento mas apenas 0,2 micrómetros de astro altura. Correndo ao longo do eixo longotominal, tipo "sacolas". A sífilis também é conhecida como lues (palavra latina que significa praga), cancro duro, avariose, doença-do-mundo, mal-de-franga, mal-de-nápoles, mal-de-santa-eufêmia e pudendagra, entre outros.

Cancro mole

O cancro mole, úlcera mole venérea ou cancroide é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Hemophilus ducreyi. O cancro mole não é uma neoplasia, ou seja, não é cancro/câncer, mas sim uma doença infecciosa..

Clamídia

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Afeta os órgãos genitais masculinos ou femininos. Assim como os Vírus e as rickettsias, a clamídia é um parasita intrecelular obrigatório. Pode produzir esporos, o que torna sua disseminação mais fácil. Na verdade , existem apenas tres tipos de Chlamydia . São elas : Chlamydia trachomatis ,Chlamydia psitaci e Chlamydia pneumoniae . E todas elas causam doenças aos seres humanos . A espécie Trachomatis causa cegueira e DSTs . A espécie Pneumoniae causa doenças respiratórias semelhante a pneumonia causada por Micoplasmas . A espécie Psitaci causa ornitose (doença respiratória nos pulmões)e é transmitida pelas aves .


A enfermidade causa dor durante a micção e pode ter como conseqüência a infertilidade.


sábado, 22 de outubro de 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mapa Conceitual de Folosofia

E.E Adventor Divino de Almeida
Aluno(a):Sabrina n°38
Professor(a):Vanja Marina serie:1°A

Mapa Conceitual de Filosofia




quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pré-Socrátes

E.E AdVENTOR Divino de Almeida
Aluna:Sabrina e Ingrid n°38,20
Professora:Vanja Marina serie:1°A

Pré-Socrátes

Filósofos pré-socráticos é o nome pelo qual são conhecidos aqueles filósofos da Grécia Antiga que, como sugere o nome, antecederam a Sócrates
tinham como escopo especulativo o problema cosmológico, ou cosmo-ontológico, e buscavam o princípio (ou arché) das coisas

Os pré-socráticos buscavam a origem natural do universo, as transformações que ocorriam e seu destino. Para isso utilizavam aforismos (expressão moral que é compreendida por meio de poucas palavras) para relatar sobre a natureza utilizando conceitos metafísicos e místico-religiosos.

Os pré-socráticos se originaram em Mileto, Éfeso, Samos, Clazômena, Crotona, Tarento, Eléia, Agrigento e Trácia.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mapa Conceitual de Filosofia

E.E Adventor Divino de Almeida
Aluna:Sabrina n°38
Professora:Vanja Marina serie:1°A Matutino
Mapa Conceitual de Filosofia








Mapa Conceitual de Sociologia

E.E Adventor Divino de Almeida
Aluna:Sabrina n°38
Professora:Vanja Marina serie:1°A Matutino
Mapa Conceitual de Sociologia




quinta-feira, 21 de abril de 2011

Definiçao da Filosofia e Metafilosofia

Definição da filosofia e metafilosofia
A palavra "filosofia" ganha, em dimensões específicas de tempo e espaço, formas novas e diferenciadas tornando difícil sua definição. São muitas as discussões sobre sua definição e seu objeto específico. Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica. Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia. Aqui se vê que a melhor maneira de se abordar inicialmente a filosofia talvez não seja definindo-a, pois tal definição já exige alguma filosofia.
Esse problema devia ser visto em toda sua seriedade. Não há como se definir sem que se tenha alguma compreensão dada de definição, do mesmo modo que não há como responder adequadamente a uma pergunta, se não parte de uma compreensão dada de pergunta e resposta. (Sobre a filosofia do perguntar ver Martin Heidegger, Ser e tempo, §2.)
Historicamente, a filosofia é conhecida por ser difícil de definir com precisão, não conseguindo a maioria (se não todas) das definições cobrirem tudo aquilo a que se chama filosofia.
Há outros modos de se chegar a uma concepção da filosofia, mesmo sem uma definição.
À falta de uma definição "definitiva", as introduções à filosofia geralmente apostam em apresentar uma lista de discussões e problemas filosóficos, e uma lista de questões que não são filosóficas.
Algumas questões filosóficas incluem, por exemplo, "O que é o conhecimento?", "Será que o homem pode ter livre arbítrio?", "Para que serve a ciência?" ou, até mesmo, "O que é a filosofia?". A forma de responder a estas questões não é, por seu lado, uma forma científica, política ou religiosa, nem muito menos se trata de uma investigação sobre o que a maioria das pessoas pensa, ou do senso comum. Envolve, antes, o exame dos conceitos relevantes, e das suas relações com outros conceitos ou teorias.
O método da listagem de discussões e problemas filosóficos tem sua limitação: o limite, é o próprio ser. Por si só, ele (o método) não permite que se veja o que unifica os debates e as discussões. É por isso, talvez, que os filósofos não costumam apelar a esse método. Ao invés disso apresentam imagens da filosofia.

Sociologia

E.E.Adventor Divino de Almeida
Aluna: Sabrina n°38
Professora: Vanja Marina serie:1°A

Atividade de Sociologia
1)Podemos afirmar que em nossa sociedade existe a divisão sexual do trabalho? Explique.
Resposta: Sim,Ainda existe uma preferência sexual em alguns trabalhos.As mulheres ainda ganham menos que os homens.

2)O numero de mulheres “chefe de família” em nossa sociedade têm aumentado. Esse fato colabora com a melhoria das condições de trabalho e salário das mulheres? Explique.
Resposta: Bom as mulheres acabam sendo chefes de família não pelo fato de querem mais sim por necessidades, e a falta de emprego piora a situação.


3)Justifique o ultimo parágrafo o texto.
Por elas serem menos valorizada no mercado de trabalho, e a injustiça fica como a mulher.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Bullying

E.E. Adventor Divino de Almeida Aluna:Sabrina n°38 Professora:Marcia Alessandra serie:1°A Video sobre Bullying